TÍTULO: Peixe do aquário
JUSTIFICATIVA:
A conscientização sobre a necessidade de conservação e defesa do meio ambiente para presentes e futuras gerações é incontestável.
O conhecimento da lei para entendimento dos deveres e prerrogativa dos cidadãos é imprescindível. A importância é inquestionável.
Aproveitando o convívio que a turma do II período A , matutino, do CEI ALEGRIA DE VIVER, têm com um aquário dentro da instituição, decidimos aprofundar o tema, partindo dos cuidados que devemos ter com o peixe do aquário, e com o ambiente em que vivemos.
PROBLEMÁTICA:
Por que as crianças, mesmo tendo o esclarecimento diário necessário sobre os cuidados com o aquário, poderiam tê-lo não como um elemento apenas decorativo, mas sim, uma oportunidade perfeita de aprendizado sobre os cuidados pelo meio ambiente.
OBJETIVO GERAL:
Valorizar o lugar onde se vive, enfocando de modo especial os cuidados e a importância de zelar pelo aquário no cei.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Obter, de forma criativa, mudança de comportamento de um maior número possível de crianças e torná-los agentes de defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado e saudável.
- Observação e registro do ambiente de seu bairro.
- Perceber a importância da coleta seletiva, facilitando o processamento de materiais usados para a fabricação de novos bens de consumo.
- Conhecer a importância de diminuir os gases, efeito estufa, que aumentam a temperatura da terra, pois há milhares de peixes que morrem, por falta de oxigênio na água;
- Reconhecer a diversidade da fauna brasileira. Conscientizá-las de que deve haver uma preocupação pela preservação das espécies.
- Conscientizar quanto ao problema de tráfico de animais silvestres, de modo que, as pessoas não comprem animais não legalizados.
- Adquirir responsabilidade com o lixo de sua residência, conduzido-o para a reciclagem no cei ou dando outro fim;
- Aprender a respeitar as plantas e os animais do cei;
- Adquirir hábitos de limpeza, não jogando lixo no chão e organizando seus pertences;
- Comunicar-se e organizar idéias participando de rodas de conversa;
- Observação da paisagem urbana, para a compreensão da relação da natureza e os impactos causados pelo homem;
- Discussão para gerar mudanças de atitudes em relação ao meio ambiente;
- Produzir textos escritos, na qual o professor assumirá o papel de escriba;
- Ouvir leituras de histórias que utilize diferentes linguagens (livro, vídeo, fotos, jornal), sobre o tema;
- Dramatizar, brincar e dançar, expressando-se através de músicas que abrangem o tema;
- Compreender a importância dos cuidados com o aquário, partindo da construção da maquete;
- Adotar posturas no cei, e em casa, que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis;
- Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente;
- Conversar sobre a árvore, e os benefícios que as plantas (girassol) nos proporcionam;
- Valorizar o lugar onde se vive, enfocando de modo especial a importância da preservação do meio ambiente.
FUNDA
MENTAÇÃO TEÓRICA:
MENTAÇÃO TEÓRICA:
Temos a convicção de que a educação ambiental, deve iniciar quando o indivíduo nasce, perpassando todos os níveis de educação formal, não formal e auto-educação, até a morte. Ou seja, entendemos a educação ambiental, numa perspectiva de educação permanente.
O que propomos com essa atividade é a aproximação da criança com o seu ambiente natural e cultural, a partir da observação orientada para as múltiplas relações que se estabelecem quando estes ambientes interagem.
A idéia proposta é de que quanto mais o indivíduo (criança) conhecer criticamente o ambiente natural e social que a cerca, compreender a multiplicidade e interdependência de relações que se estabelecem entre ambos, sentir-se parte integrante destes ambientes, entendendo sua dependência, principalmente, do ambiente natural (ar, água, alimentos, etc) mais prematura será a ação responsável e comprometido deste indivíduo nestes ambientes.
O importante é que a criança perceba que existe na natureza um eterno renascer e que a interferência do homem ode ser ao mesmo tempo positivo ou negativo.
A atividade deve ser adaptado também à realidade da cidade onde se localiza a instituição.
Deve, isto sim, aproveitar todo o potencial que ela oferece. É importante que sejam exploradas e utilizadas todos os recursos do próprio meio.
A educação infantil tem de oferecer à criança a oportunidade de construir, de forma ativa e participante, o conhecimento daquilo que a cerca, do ambiente onde vive e de desenvolver habilidades que lhe permitam a organização mental das informações recebidas, e a natureza e o mundo construído pelo homem oferecem um riquíssimo material para o ensino sobre o meio ambiente.
Um aquário, é muito mais do que um elemento decorativo dentro de casa. Na pequena caixa de vidro, habita um universo rico que tem muito a ensinar sobre a vida no planeta.
De acordo com o dicionário Aurélio, ecossistema é definido como “conjunto dos relacionamentos mútuos entre determinado meio ambiente e a flora, a fauna e os microorganismos que nele habitam, e que incluem os fatores de equilíbrio geológico, atmosférico, meteorológico e biológico.” Com essa definição, que parece um pouco complexa, vem a pergunta: então, somente a terra é um ecossistema? Não. O planeta é a biosfera, o conjunto de todos os ecossistemas. Às vezes, é preciso percorrer quilômetros para avaliar um ecossistema. Às vezes, basta observar um aquário.
A caixa de vidro, com água, plantas e peixes nadando de um lado para o outro não é somente um objeto decorativo. Dentro das paredes cristalinas, há um ecossistema perfeito, que representa uma excelente oportunidade de aprendizado para as crianças.
Além da presença dos reinos animal e vegetal, no aquário pode-se encontrar outros três “universos”existentes na natureza. São microrganismos pertencentes aos reinos Monera, Protista e Fungos, que decompõem a matéria orgânica.
Além de ser um importante objeto de estudos da Biologia, Física e Química, o aquário estimula as crianças a terem uma boa educação ambiental.
Observar um aquário para muitos, é uma sessão de terapia. Não é difícil encontrá-los em salas de espera de consultórios de médicos, dentistas e advogagos.
METODOLOGIA:
- Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de peixes e seres marítimos, suas características e suas necessidades vitais;
- Conhecimento dos cuidados básicos de peixes de aquário, por meio de observação e sua criação;
- Valorização e respeito a vida, nas situações que impliquem cuidados com o aquário, registros, através de textos coletivos;
- Leitura da história: A centopéia que sonhava, observando o habitat dos peixes;
- Construção do habitat do peixe, utilizando uma caixa de sapato (aquário) para que as crianças levem para a casa;
- Pesquisa de informações com seus familiares sobre o tema;
- Construir um quebra-cabeça sobre o tema;
- Confeccionar um peixe de dobradura;
- Confeccionar dois painéis, do rio limpo e do rio sujo, discutindo com as crianças sobre o habitat ideal para o sobrevivência do peixe;
- Observação do peixe (interior) para que a criança compreenda como é o esquema corporal do peixe por dentro;
- Pedir às crianças que façam uma lista dos nomes dos peixes que já ouviram falar;
- Montar um painel coletivo com recortes de revistas de alguns tipos de peixes, o máximo que conseguir;
- Desenvolver o tema, através de lenda, (boto, Iara) parlendas ( passei na pinguelinha) música ( como pode o peixe vivo, a canoa virou, caranguejo não é peixe)
- Adquirir um novo peixe ( de outra espécie) para que as crianças realizem registros de observação;
- Aquarista- pessoa que cultiva o cuidado e o zelo por aquários, conversar com as crianças sobre as profissões ligadas ao tema;
- Ana lisar que outros seres e microorganismos que vivem neste habitat;
- Desenho de observação do aquário do cei;
- Exposição e apresentação para os pais da conclusão do projeto com apresentação de algumas atividades;
CRONOLOGIA:
2 meses.
RECURSOS:
História
Revista
Sucata
Jornal
Jogo
Brinquedos de mesa
Sulfite
Canetinha
Giz de cera
Tesoura
AVALIAÇÃO:
A avaliação de caráter formativo, será realizada pelo professor, através da observação relativa à participação e ao interesse do aluno na atividade.
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