sábado, 15 de outubro de 2011

Projeto peixe do aquário


TÍTULO: Peixe do aquário

JUSTIFICATIVA:

A conscientização sobre a necessidade de conservação e defesa do meio ambiente para presentes e futuras gerações é incontestável.
O conhecimento da lei para entendimento dos deveres e prerrogativa dos cidadãos é imprescindível. A importância é inquestionável.
                              
Aproveitando o convívio que a turma do II período A , matutino, do CEI ALEGRIA DE VIVER, têm com um aquário dentro da instituição, decidimos aprofundar o tema, partindo dos cuidados que devemos ter com o peixe do aquário, e com o ambiente em que vivemos.


PROBLEMÁTICA:

Por que as crianças, mesmo tendo o esclarecimento diário necessário sobre os cuidados com o aquário, poderiam tê-lo não como um elemento apenas decorativo, mas sim, uma oportunidade perfeita de aprendizado sobre os cuidados pelo meio ambiente.


OBJETIVO GERAL:

Valorizar o lugar onde se vive, enfocando de modo especial os cuidados e a importância de zelar pelo aquário no cei.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

-  Obter, de forma criativa, mudança de comportamento de um maior número possível de crianças e torná-los agentes de defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado e saudável.
- Observação e registro do ambiente de seu bairro.
- Perceber a importância da coleta seletiva, facilitando o processamento de materiais usados para a fabricação de novos bens de consumo.
- Conhecer a importância de diminuir os gases, efeito estufa, que aumentam a temperatura da terra, pois há milhares de peixes que morrem, por falta de oxigênio na água;
- Reconhecer a diversidade da fauna brasileira. Conscientizá-las de que deve haver uma preocupação pela preservação das espécies.
- Conscientizar quanto ao problema de tráfico de animais silvestres, de modo que, as pessoas não comprem animais não legalizados.



- Adquirir responsabilidade com o lixo de sua residência, conduzido-o para a reciclagem no cei ou dando outro fim;

- Aprender a respeitar as plantas e os animais do cei;

- Adquirir hábitos de limpeza, não jogando lixo no chão e organizando seus pertences;

- Comunicar-se e organizar idéias participando de rodas de conversa;

- Observação da paisagem urbana, para a compreensão da relação da natureza e os impactos causados pelo homem;

- Discussão para gerar mudanças de atitudes em relação ao meio ambiente;

- Produzir textos escritos, na qual o professor assumirá o papel de escriba;

- Ouvir leituras de histórias que utilize diferentes linguagens (livro, vídeo, fotos, jornal), sobre o tema;

- Dramatizar, brincar e dançar, expressando-se através de músicas que abrangem o tema;

- Compreender a importância dos cuidados com o aquário, partindo da construção da maquete;

- Adotar posturas no cei, e em casa, que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis;

- Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente;

- Conversar sobre a árvore, e os benefícios que as plantas (girassol) nos proporcionam;

- Valorizar o lugar onde se vive, enfocando de modo especial a importância da preservação do meio ambiente.

 FUNDA
MENTAÇÃO TEÓRICA:

Temos a convicção de que a educação ambiental, deve iniciar quando o indivíduo nasce, perpassando todos os níveis de educação formal, não formal e auto-educação, até a morte. Ou seja, entendemos a educação ambiental, numa perspectiva de educação permanente.
O que propomos com essa atividade é a aproximação da criança com o seu ambiente natural e cultural, a partir da observação orientada para as múltiplas relações que se estabelecem quando estes ambientes interagem.
A idéia proposta é de que quanto mais o indivíduo (criança) conhecer criticamente o ambiente natural e social que a cerca, compreender a multiplicidade e interdependência de relações que se estabelecem entre ambos, sentir-se parte integrante destes ambientes, entendendo sua dependência, principalmente, do ambiente natural (ar, água, alimentos, etc) mais prematura será a ação responsável e comprometido deste indivíduo nestes ambientes.
O importante é que a criança perceba que existe na natureza um eterno renascer e que a interferência do homem ode ser ao mesmo tempo positivo ou negativo.
A atividade deve ser adaptado também à realidade da cidade onde se localiza a instituição.
 Deve, isto sim, aproveitar todo o potencial que ela oferece. É importante que sejam exploradas e utilizadas todos os recursos do próprio meio.
A educação infantil tem de oferecer à criança a oportunidade de construir, de forma ativa e participante, o conhecimento daquilo que a cerca, do ambiente onde vive e de desenvolver habilidades que lhe permitam a organização mental das informações recebidas, e a natureza e o mundo construído pelo homem oferecem um riquíssimo material para o ensino sobre o meio ambiente.
Um aquário, é muito mais do que um elemento decorativo dentro de casa. Na pequena caixa de vidro, habita um universo rico que tem muito a ensinar sobre a vida no planeta.

De acordo com o dicionário Aurélio, ecossistema é definido como “conjunto dos relacionamentos mútuos entre determinado meio ambiente e a flora, a fauna e os microorganismos que nele habitam, e que incluem os fatores de equilíbrio geológico, atmosférico, meteorológico e biológico.” Com essa definição, que parece um pouco complexa, vem a pergunta: então, somente a terra é um ecossistema? Não. O planeta é a biosfera,  o conjunto de todos os ecossistemas. Às vezes, é preciso percorrer quilômetros para avaliar um ecossistema. Às vezes, basta observar um aquário.

A caixa de vidro, com água, plantas e peixes nadando de um lado para o outro não é somente um objeto decorativo. Dentro das paredes cristalinas, há um ecossistema perfeito, que representa uma excelente oportunidade de aprendizado para as crianças.

Além da presença dos reinos animal e vegetal, no aquário pode-se encontrar outros três “universos”existentes na natureza. São microrganismos pertencentes aos reinos Monera, Protista e Fungos, que decompõem a matéria orgânica.
Além de ser um importante objeto de estudos da Biologia, Física e Química, o aquário estimula as crianças a terem uma boa educação ambiental.
Observar um aquário para muitos, é uma sessão de terapia. Não é difícil encontrá-los em salas de espera de consultórios de médicos, dentistas e advogagos.


METODOLOGIA:

- Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de peixes e seres marítimos, suas características e suas necessidades vitais;

- Conhecimento dos cuidados básicos de peixes de aquário, por meio de observação e sua criação;

- Valorização e respeito a vida, nas situações que impliquem cuidados com o aquário, registros, através de textos coletivos;

- Leitura da história: A centopéia que sonhava, observando o habitat dos peixes;

- Construção do habitat do peixe, utilizando uma caixa de sapato (aquário) para que as crianças levem para a casa;

- Pesquisa de informações com seus familiares sobre o tema;

- Construir um quebra-cabeça sobre o tema;

- Confeccionar um peixe de dobradura;

- Confeccionar dois painéis, do rio limpo e do rio sujo, discutindo com as crianças sobre o habitat ideal para o sobrevivência do peixe;

- Observação do peixe (interior) para que a criança compreenda como é o esquema corporal do peixe por dentro;

- Pedir às crianças que façam uma lista dos nomes dos peixes que já ouviram falar;

- Montar um painel coletivo com recortes de revistas de alguns tipos de peixes, o máximo que conseguir;

- Desenvolver o tema, através de lenda, (boto, Iara) parlendas ( passei na pinguelinha) música ( como pode o peixe vivo, a canoa virou, caranguejo não é peixe)

- Adquirir um novo peixe ( de outra espécie) para que as crianças realizem registros de observação;

- Aquarista- pessoa que cultiva o cuidado e o zelo por aquários, conversar com as crianças sobre as profissões ligadas ao tema;

- Analisar que outros seres e microorganismos que vivem neste habitat;

- Desenho de observação do aquário do cei;

- Exposição e apresentação para os pais da conclusão do projeto com apresentação de algumas atividades;


CRONOLOGIA:

2 meses.

RECURSOS:

História
Revista
Sucata
Jornal
Jogo
Brinquedos de mesa
Sulfite
Canetinha
Giz de cera
Tesoura


AVALIAÇÃO:

A avaliação de caráter formativo,  será realizada pelo professor, através da observação relativa à participação e ao interesse do aluno na atividade.

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