quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Aula ministrada para o curso de formação continuada da  Secretaria da Educação de Joinville- 1 e 2 anos.
Tema : Formas geométricas
Objetivos : - Investigar relações em formas geométricas.
- Identificar elementos e analisar propriedades em formas geométricas.
- Reproduzir uma figura com base na análise das características dos elementos que a compõem.
Justificativa : As formas geométricas fazem parte do nosso cotidiano. Se observarmos com atenção o meio envolvente, deparamo-nos com variadas formas, tanto naturais como artificiais, que se podem identificar como formas geométricas básicas como triângulo, quadrado, círculo,ou outras mais complexas.
Inspirado na Natureza, o Homem criou várias formas artificiais como por exemplo: a casca do caracol, em espiral, serviu de forma inspiradora das escadas em caracol e os favos de mel, de forma hexagonal, podem ser comparados com a forma utilizada para a construção das bolas de futebol.
A geometria foi criada como resposta à necessidade que o homem sentiu de produzir registros desenhados rigorosos.
Tempo : 20 minutos
Acolhida : dinâmica do cego
Atividade 1 – em duplas , uma das crianças de olhos vendados, recebe de seu par, as peças do jogo ( quadrado, triângulo, círculo e retângulo), uma  de cada vez.
A criança de olhos vendados tentará adivinhar a forma correta .
Trocar as crianças para que as duas sintam as mesmas sensações.



Atividade 2 – movimento – brincadeira do coelho sai da toca com formas geométricas.
Participantes- equipes com quatro ou cinco crianças.
Material- cartolina e barbante
Confecção do material- recortar cartelas e desenhar em cada uma delas uma forma geométrica plana(depois as espaciais). Fazer mais de uma cartela com a mesma forma. Furar a cartela e amarrar um barbante formando um “colar”. Traçar no chão da sala ou do pátio as mesmas formas que aparecem nas cartelas ( que serão as tocas do coelho). Deve haver mais tocas do que coelhos. Uma criança será escolhida para o ser o “lobo” que pegará o “coelhinho”que estiver fora da toca ou em uma toca que tenha a forma diferente da que está desenhada em sua cartela.
Quando o professor bater palma ou tocar um apito, as crianças correm procurando a toca que tem a mesma forma que a do seu “colar”, enquanto o lobo tenta pegá-las. Se ele conseguir, ficará com a cartela do “coelhinho” aprisionado, que passará a ser o lobo. Quando todas as crianças estiverem em suas tocas, o professora poderá acrescentar outra regra: as crianças que estiverem em tocas , tendo, entretanto, o cuidado de não ser aprisionado pelo lobo. O jogo continuará enquanto as crianças manifestarem interesse por ele.
Em outras oportunidades o professor repete a atividade utilizando as figuras espaciais.
Outras regras podem ser estabelecidas para este mesmo tipo de jogo corporal :
·        Os “coelhinhos” que estiverem em “tocas” azuis saem pulando em uma perna só e o “lobo” só poderá capturá-los se estiver pulando do mesmo jeito.
·        O professor mostra uma cartela com determinada forma e as crianças que estiverem nas “tocas” que têm esta forma mostrada devem sair engatinhando. O “lobo deverá pegá-las, também engatinhando.

Atividade 3- contação de história :
ESQUELETO – UMA INCRÍVEL POÇÃO MÁGICA
·        Bruxa Vanda
·        Cozinheira Ana
·        Ingredientes: Pata de sapo do brejo, caule de rosa vermelha, pena de cauda de corvo)
·        Prisioneira (Ana)
·        Redondinhos – ratinhos
·        Biscoitos triangulares – serrote
·        Gato
·        Tijolos retangulares – cachorro
·        Castelo voando
·        Bolachas círculos  e  semi-círculos
·        Corvos- querem pegar a Ana
·        Floresta de triângulos
·        Barco a vela
·        Bruxa acorda sozinha e pega a vassoura.
·        Bruxa vira lobo
·        Círculos, triângulos e retângulos –Ana cria leão
·        A bruxa vira dragão
·        Círculos, triângulos e retângulos – Ana cria robô
·        Círculos, triângulos e retângulos – Ana cria foguete
·        Bruxa dentro do foguete vai pra lua
·        Ana volta pra casa
Atividade 4- seqüência lógica
Formar seqüências de formas geométricas no coletivo.
Atividade 5 – brinquedos de sucata , identificando as formas geométricas –
Brinquedo 1- barangandão – quadrado
Brinquedo 2- hélice do helicóptero – retângulo
Brinquedo 3- corrupio – círculo
Brinquedo 4- bilboquê- triângulo
Atividade 6- apresentação de obras de arte, que exploram formas geométricas.
Atividade 7- jogo da amarelinha
Utilizar o Eva, e montar com formas geometrias o jogo da amarelinha tradicional, jogar no pátio com as crianças, depois , na sala, cada criança cria com  as formas geométricas a sua própria amarelinha , utilizando recorte e colagem numa folha  A3. Onde possa possibilitar que a criança acrescente ela mesma , com seus colegas pulando amarelinha. ( esquema corporal )
Atividade 8 – apresentar e proporcionar as crianças, uma variação do jogo da amarelinha, que utilizamos um taco de telha.  
Recursos :
·        Livro de história : Uma incrível poção mágica
·        Brinquedos de sucata
·        Vendas de pano
·        Formas geométricas de Eva, para jogo da seqüência lógica.
·        Taco de telha
·        Amarelinha de Eva
·        Amarelinhas para recorte e colagem em folha A3
·        Todos os objetos necessários para a história
·        Formas geométricas em cartão para pendurar .
·        Fotos e filmagens das atividades em sala.
·        Blocos lógicos.

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