Aula ministrada para o curso de formação continuada da Secretaria da Educação de Joinville- 1 e 2 anos.
Tema : Formas geométricas
Objetivos : - Investigar relações em formas geométricas.
- Identificar elementos e analisar propriedades em formas geométricas.
- Reproduzir uma figura com base na análise das características dos elementos que a compõem.
- Identificar elementos e analisar propriedades em formas geométricas.
- Reproduzir uma figura com base na análise das características dos elementos que a compõem.
Justificativa : As formas geométricas fazem parte do nosso cotidiano. Se observarmos com atenção o meio envolvente, deparamo-nos com variadas formas, tanto naturais como artificiais, que se podem identificar como formas geométricas básicas como triângulo, quadrado, círculo,ou outras mais complexas.
Inspirado na Natureza, o Homem criou várias formas artificiais como por exemplo: a casca do caracol, em espiral, serviu de forma inspiradora das escadas em caracol e os favos de mel, de forma hexagonal, podem ser comparados com a forma utilizada para a construção das bolas de futebol.
A geometria foi criada como resposta à necessidade que o homem sentiu de produzir registros desenhados rigorosos.
Inspirado na Natureza, o Homem criou várias formas artificiais como por exemplo: a casca do caracol, em espiral, serviu de forma inspiradora das escadas em caracol e os favos de mel, de forma hexagonal, podem ser comparados com a forma utilizada para a construção das bolas de futebol.
A geometria foi criada como resposta à necessidade que o homem sentiu de produzir registros desenhados rigorosos.
Tempo : 20 minutos
Acolhida : dinâmica do cego
Atividade 1 – em duplas , uma das crianças de olhos vendados, recebe de seu par, as peças do jogo ( quadrado, triângulo, círculo e retângulo), uma de cada vez.
A criança de olhos vendados tentará adivinhar a forma correta .
Trocar as crianças para que as duas sintam as mesmas sensações.
Atividade 2 – movimento – brincadeira do coelho sai da toca com formas geométricas.
Participantes- equipes com quatro ou cinco crianças.
Material- cartolina e barbante
Confecção do material- recortar cartelas e desenhar em cada uma delas uma forma geométrica plana(depois as espaciais). Fazer mais de uma cartela com a mesma forma. Furar a cartela e amarrar um barbante formando um “colar”. Traçar no chão da sala ou do pátio as mesmas formas que aparecem nas cartelas ( que serão as tocas do coelho). Deve haver mais tocas do que coelhos. Uma criança será escolhida para o ser o “lobo” que pegará o “coelhinho”que estiver fora da toca ou em uma toca que tenha a forma diferente da que está desenhada em sua cartela.
Quando o professor bater palma ou tocar um apito, as crianças correm procurando a toca que tem a mesma forma que a do seu “colar”, enquanto o lobo tenta pegá-las. Se ele conseguir, ficará com a cartela do “coelhinho” aprisionado, que passará a ser o lobo. Quando todas as crianças estiverem em suas tocas, o professora poderá acrescentar outra regra: as crianças que estiverem em tocas , tendo, entretanto, o cuidado de não ser aprisionado pelo lobo. O jogo continuará enquanto as crianças manifestarem interesse por ele.
Em outras oportunidades o professor repete a atividade utilizando as figuras espaciais.
Outras regras podem ser estabelecidas para este mesmo tipo de jogo corporal :
· Os “coelhinhos” que estiverem em “tocas” azuis saem pulando em uma perna só e o “lobo” só poderá capturá-los se estiver pulando do mesmo jeito.
· O professor mostra uma cartela com determinada forma e as crianças que estiverem nas “tocas” que têm esta forma mostrada devem sair engatinhando. O “lobo deverá pegá-las, também engatinhando.
Atividade 3- contação de história :
ESQUELETO – UMA INCRÍVEL POÇÃO MÁGICA
· Bruxa Vanda
· Cozinheira Ana
· Ingredientes: Pata de sapo do brejo, caule de rosa vermelha, pena de cauda de corvo)
· Prisioneira (Ana)
· Redondinhos – ratinhos
· Biscoitos triangulares – serrote
· Gato
· Tijolos retangulares – cachorro
· Castelo voando
· Bolachas círculos e semi-círculos
· Corvos- querem pegar a Ana
· Floresta de triângulos
· Barco a vela
· Bruxa acorda sozinha e pega a vassoura.
· Bruxa vira lobo
· Círculos, triângulos e retângulos –Ana cria leão
· A bruxa vira dragão
· Círculos, triângulos e retângulos – Ana cria robô
· Círculos, triângulos e retângulos – Ana cria foguete
· Bruxa dentro do foguete vai pra lua
· Ana volta pra casa
Atividade 4- seqüência lógica
Formar seqüências de formas geométricas no coletivo.
Atividade 5 – brinquedos de sucata , identificando as formas geométricas –
Brinquedo 1- barangandão – quadrado
Brinquedo 2- hélice do helicóptero – retângulo
Brinquedo 3- corrupio – círculo
Brinquedo 4- bilboquê- triângulo
Atividade 6- apresentação de obras de arte, que exploram formas geométricas.
Atividade 7- jogo da amarelinha
Utilizar o Eva, e montar com formas geometrias o jogo da amarelinha tradicional, jogar no pátio com as crianças, depois , na sala, cada criança cria com as formas geométricas a sua própria amarelinha , utilizando recorte e colagem numa folha A3. Onde possa possibilitar que a criança acrescente ela mesma , com seus colegas pulando amarelinha. ( esquema corporal )
Atividade 8 – apresentar e proporcionar as crianças, uma variação do jogo da amarelinha, que utilizamos um taco de telha.
Recursos :
· Livro de história : Uma incrível poção mágica
· Brinquedos de sucata
· Vendas de pano
· Formas geométricas de Eva, para jogo da seqüência lógica.
· Taco de telha
· Amarelinha de Eva
· Amarelinhas para recorte e colagem em folha A3
· Todos os objetos necessários para a história
· Formas geométricas em cartão para pendurar .
· Fotos e filmagens das atividades em sala.
· Blocos lógicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário