TÍTULO: A HISTÓRIA ENCANTA...
PROBLEMÁTICA:
Como podemos apresentar para os adolescentes a arte de contar uma boa história?
OBJETIVO GERAL: Desenvolver nos adolescentes habilidades de contadores de história.
Objetivos específicos :
· Desenvolver o gosto e o prazer da leitura, através da contação.
· Promover exposições que visem sensibilizar os pais, educadores e toda a comunidade para o incentivo a leitura e descoberta de novos talentos.
· Exercitar a oralidade e as habilidades de ler,resumir, contar, além de compartilhar sensações e experiências.
· Desenvolver a criatividade de crianças e adolescentes, no que se refere a criação e produção de artes plásticas, no resgate e valorização de talentos.
· Interessar-se pelas produções literárias, como contos, fábulas, mitos, etc.
· Envolver-se pela história, caracterizando personagens e ação, relacionando sua vivência com o conteúdo da história;
· Estimular o registro de contos populares ( histórias dos alunos )como avaliação do próprio projeto;
· Preparar o aluno para a exposição oral, no que diz respeito ao uso do corpo, voz, gestos, expressões e escolha de recursos- ferramentas básicas do contar e do encantar.l
Justificativa
Por mais que as nossas crianças estejam interessadas em computadores, televisão, celulares. É preciso que as apresente o mundo maravilhoso dos contos. Oferecer aos alunos a oportunidade de participar de um momento de contação de histórias.
A proposta de levar contaçao ao alunos da rede pública da cidade de Joinville, é como uma simples “janela”que se abrirá, revelando muitas outras descobertas.
Uma história bem contada, é um momento de resgate da oralidade tendo o contador de histórias como ponto de partida e não como um fim em si mesmo, dando um primeiro passo concreto a caminho da riqueza literária no espaço escolar.
Ao longo destes anos de prática pedagógica e ultimamente como contadora de histórias, pude perceber que as hipóteses de trabalho com relação ao enriquecimento textual oral e escrito das crianças de fato mostram-se pertinentes.
Mais do que agregar, o contador de história tornou-se obrigatório na promoção da leitura e no resgate do lúdico e da fantasia.
As histórias habitam o cotidiano das escolas, mas infelizmente são tratadas como “instrumentos”de trabalho para o ensino de conteúdos morais ou da matéria.
Esta é uma proposta para acontecer dentro do espaço escolar, realizada por educadores.
História propostas para o ano de 2011.
Cronograma
O projeto tem a duração de um ano.
Metodologia
1. | aquecimento |
2 | técnica |
3 | história |
4 | ensaio |
Ações / Etapas
1. Formar um grupo de quinze (15) alunos do 3 e 4 anos para iniciar o projeto de contadores mirins.
2. Os encontros serão na sala de informática todas as sextas-feiras das 14:00 as 15:00.
3. As primeiras contações são desencadeadora do projeto. Escolhe-se previamente algumas histórias e contos.
4. Faz-se a leitura compartilhada de algumas histórias, propondo resumos e construções de esqueletos.
5. Inicia-se a etapa da escolha das histórias, a professora faz uma seleção prévia,histórias com o tempo estimado de 5 a 10 minutos , mas o alunos poderão trazer suas sugestões e contribuições.
6. Os alunos recebem explicações e realizam pesquisas sobre a postura que devem adotar para contar e ouvir histórias.
7. As apresentações poderão ser realizadas para os alunos na biblioteca, homenagens na escola, noite especial para os pais e comunidade.
8. Nas apresentações podemos contar com objetos, fantoches, bonecos, recursos visuais, maquiagem, figurino e cenário.
9. Intercâmbio com outras escolas e visitas a teatro e eventos culturais com apresentações profissionais, para observação e aprendizado do grupo.
Avaliação do projeto com registro – fotos ( construção do portfólio) com registro dos alunos, histórias relatas por alunos e professores para o registro posterior de um arquivo- histórico.
CRONOLOGIA:
1 ano
RECURSOS:
Filmadora
Histórias
Objetos variados
Livros de literatura
Gravador
Nenhum comentário:
Postar um comentário