terça-feira, 25 de outubro de 2011

Projeto : Contadores Mirins



TÍTULO: A HISTÓRIA ENCANTA...

PROBLEMÁTICA:

Como podemos apresentar para os adolescentes a arte de contar uma boa história?


OBJETIVO GERAL: Desenvolver nos adolescentes habilidades de contadores de história.

Objetivos específicos :

·       Desenvolver o gosto e o prazer da leitura, através da contação.
·       Promover exposições que visem sensibilizar os pais, educadores e toda a comunidade para o incentivo a leitura e descoberta de novos talentos.
·       Exercitar a oralidade e as habilidades de ler,resumir, contar, além de compartilhar sensações e experiências.
·       Desenvolver a criatividade de crianças e adolescentes, no que se refere a criação e produção de artes plásticas, no resgate e valorização de talentos.
·       Interessar-se pelas produções literárias, como contos, fábulas, mitos, etc.
·       Envolver-se pela história, caracterizando personagens e ação, relacionando sua vivência com o conteúdo da história;
·       Estimular o registro de contos populares ( histórias dos alunos )como avaliação do próprio projeto;
·       Preparar o aluno para a exposição oral, no que diz respeito ao uso do corpo, voz, gestos, expressões e escolha de recursos- ferramentas básicas do contar e do encantar.l


Justificativa

Por mais que as nossas crianças estejam interessadas em computadores, televisão, celulares.    É preciso que as apresente o mundo maravilhoso dos contos. Oferecer aos alunos a oportunidade de participar de um momento de contação de histórias.
A proposta de levar contaçao ao alunos da rede pública da cidade de Joinville, é como uma simples “janela”que se abrirá, revelando muitas outras descobertas.
 Uma história bem contada,  é um momento de  resgate da oralidade tendo o contador de histórias como ponto de partida e não como um fim em si mesmo, dando um primeiro passo concreto a caminho da riqueza literária no espaço escolar.
Ao longo destes anos de prática pedagógica e ultimamente como contadora de histórias, pude perceber que as hipóteses de trabalho com relação ao enriquecimento textual oral e escrito das crianças de fato mostram-se pertinentes.
Mais do que agregar, o contador de história tornou-se obrigatório na promoção da leitura e no resgate do lúdico e da fantasia.
As histórias habitam o cotidiano das escolas, mas infelizmente são tratadas como “instrumentos”de trabalho para o ensino de conteúdos morais ou da matéria.
Esta é uma proposta para acontecer dentro do espaço escolar, realizada por educadores.


História propostas para o ano de 2011.
Cronograma
O projeto tem a duração de um ano.

Metodologia
1.
aquecimento
2
técnica
3
história
4
ensaio


Ações / Etapas

1.    Formar um grupo de quinze (15) alunos do 3 e 4 anos para iniciar o projeto de contadores mirins.
2.    Os encontros serão na sala de informática todas as sextas-feiras das 14:00 as 15:00.
3.    As primeiras contações são desencadeadora do projeto. Escolhe-se previamente algumas histórias e contos.
4.    Faz-se a leitura compartilhada de algumas histórias, propondo resumos e construções de esqueletos.
5.    Inicia-se a etapa da escolha das histórias, a professora faz uma seleção prévia,histórias com o tempo estimado de 5 a 10 minutos , mas o alunos poderão trazer suas sugestões e contribuições.
6.    Os alunos recebem explicações e realizam pesquisas sobre a postura que devem adotar para contar e ouvir histórias.
7.    As apresentações poderão ser realizadas para os alunos na biblioteca, homenagens na escola, noite especial para os pais e comunidade.
8.    Nas apresentações podemos contar com objetos, fantoches, bonecos, recursos visuais, maquiagem, figurino e cenário.
9.    Intercâmbio com outras escolas e visitas a teatro e eventos culturais com apresentações profissionais, para observação e aprendizado do grupo.




Avaliação do projeto com registro – fotos ( construção do portfólio) com registro dos alunos, histórias relatas por alunos e professores para o registro posterior de um arquivo- histórico. 

CRONOLOGIA:
1 ano

RECURSOS:
Filmadora
Histórias
Objetos variados
Livros de literatura
Gravador

Nenhum comentário:

Postar um comentário