sábado, 15 de outubro de 2011

Projeto Arte Sacra








TÍTULO: Arte Sacra

JUSTIFICATIVA:


A arte sacra, pertence à ideologia do Barroco, estamos diante de uma arte eclesiástica, que deseja propagar a fé católica, em nenhuma outra época se produz tamanha quantidade de igrejas e capelas, estátuas de santos e documentos sepulcrais. As obras de arte devem falar aos fiéis com a maior eficácia possível, mas em momento algum descer até eles. Daí o caráter solene da arte barroca, arte que tem de convencer, conquistar, impor admiração.
O Barroco procura solucionar os dilemas de um homem que perdeu sua confiança ilimitada na razão e na harmonia, através da volta a uma intensa religiosidade medieval e da eliminação dos conceitos renascentistas de vida e arte.
No Brasil, temos Aleijadinho, que é na verdade um dos grandes mestres na escultura, o gênio que ainda inspira tantas interpretações, porém nunca veria um Brasil independente, Aleijadinho foi, enfim, poupado da agonia de sua terrível enfermidade no dia 18 de novembro de 1814.
Tendo em vista, a riqueza do tema, o fantástico mundo que se abre para estas obras, podemos afirmar que o assunto é bastante interessante e atual.
A comunidade nos possibilita explorar a arte sacra e sua arquitetura, sendo que para as crianças despertou tanto interesse e disponibilidade, foi recebido momentaneamente. E tendo a possibilidade de obter argila para manuseio e confecção de esculturas, tendo uma cerâmica( de tijolos) tão próxima do nosso CEI.

PROBLEMÁTICA:

Como revelar a arte, para a criança da educação infantil, conduzindo-a perceber-se, inserida no seu contexto diário e social?



OBJETIVO GERAL:

Reconhecer a importância e sensibilizar-se com a beleza da arte sacra, explorando e valorizando diversas linguagens.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Compreender a importância da escultura, como forma de linguagem visual;

- Sensibilizar-se com as obras de autores que enfocam a arte-sacra;

- Conhecer e interessar-se sobre a vida e obra de Aleijadinho;

- Apreciar a arte sacra, em toda a sua linguagem poética, arquitetônica, escultural e ideológica, sem aprofundar em âmbito religioso;

- Ampliar o conhecimento frente à técnica do mosaico;

- Perceber detalhes, entalhes, esculturas e obras pertencentes a arte sacra;

- Adquirir conhecimentos de desenho de espaço arquitetônico, utilizando a régua;

- Utilizar a linguagem da entrevista, relato, textos coletivos, registros para armazenar o conhecimentos obtido com a pesquisa;

- Ouvir leituras e textos informativos que abrangem especificamente este tema;

- Aprofundar o conhecimento na técnica de construção de escultura, utilizando argila;

- Conhecer a diversidade de produções artística deste gênero, como pinturas, desenhos, esculturas, construções, fotografias, ilustrações, etc.

- Apreciar as artes visuais, e estabelecer correlação com experiências pessoais;


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

Barroco
O termo parece nascer do vocábulo português barroco, que designava uma pérola irregular. Há quem afirme que a palavra origina-se de baroco, vocábulo utilizado por religiosos medievais para indicar um raciocínio falso e sem sentido. Durante todo o século 17, barroco aparece com o sentido de extravagante e grotesco. É usado também na acepção de irregularidade e falta de harmonia em trabalhos artísticos. Todavia, podemos afirmar que os criadores do período não sabiam que eram barrocos e tampouco seu público os rotularia assim.
Somente no século 19, o conceito começa a se impor. Primeiro, ele ainda carrega um significado pejorativo de degradação das formas renascentistas. Depois, com o historiador da arte H. Wölffin, surge a idéia de um estilo barroco, com características próprias e merecedoras de atenção.
O Barroco no Brasil
O Barroco Mineiro é o expoente da arte sacra não só no Brasil como em todo o Continente Americano. Grandes muralistas como Rivera, Oroscos e Siqueiros, abordaram principalmente temas sociais. Manuel Atahide e Aleijadinho são referências mundiais de arte religiosa. Ainda há pouco, durante a Copa do Mundo na França, em pleno Museu do Louvre, uma exposição brasileira despertou grande interesse aos franceses, não pela nudez de nossas mulatas, não pela exuberância de nossas florestas, mas pelo requinte das cores e dos contornos da arte barroca mineira.
Segundo a tese barroca, a arquitetura, a pintura e a escultura deveriam interagir permanentemente. Em princípio, nenhuma arte deveria sobrepor-se à outra, para efeito de conjunto. Mário de Andrade, que percorreu ainda jovem as principais cidades históricas de Minas, teceu a este respeito o seguinte comentário: "A orientação barroca, que é o amor pelas linhas curvas, dos elementos contorcidos e inesperados, passa da decoração para o próprio edifício."

Ofuscado talvez pela grandiosidade de Aleijadinho, o português, Francisco Vieira Servas, só agora está recebendo a atenção que merece. Sua obra alcançou os dois últimos períodos do barroco mineiro e é constituída por um valioso conjunto de retábulos e esculturas, embora não tenha sido devidamente pesquisada. Nasceu em Portugal, no ano de 1720, na Comarca de Guimarães. Seu primeiro trabalho no Brasil, que se tem notícia, data de 1752 e foi realizado na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Catas Altas do Mato dentro. Francisco Vieira Servas viveu a fase mais rica em confecções de retábulos e imagens religiosas na Capitania de Minas Gerais, que foi os meados do século XVIII. Entretanto, no início do século, os carpinteiros ou pedreiros era quem contratavam os oficiais especializados.
     A questão da harmonia também é importante para o barroco. Entretanto, ela é vista numa obra de forma diferente do renascimento.
     Para o renascentista, a harmonia do todo era garantida por cada detalhe da obra em perfeito equilíbrio, cada detalhe separadamente como um todo harmônico.
     Já para o barroco, a harmonia do conjunto é mais importante, a fusão harmônica dos diferentes componentes de um trabalho. A harmonia individual pode ser sacrificada em nome da harmonia do todo.
     Além disso, essa valorização da unidade geral, entrelaçou muito a arquitetura com a escultura e com a pintura. O ideal das construções passou a ser o do inter-relacionamento desses elementos, dialogando harmonicamente para o bem do conjunto.

METODOLOGIA:

- Visita à igreja Santa Luzia, para a primeira observação referente a arquitetura, vitrais e objetos;

- Registro na folha da primeira visita, desenhando a igreja de frente, em percepção de detalhes;

- Entrevista com o Pe Otávio, responsável pelo desenho que está sendo elaborado no altar ( interior) da igreja;

- Observação de obras esculturais, ligadas a arte sacra, analisando artistas como Aleijadinho e obras como a de Pietá;

- Construção de um painel informativo sobre o tema, utilizando as fotos do projeto;

- Observação de esculturas sacras de outros artistas brasileiros como : Ex:. Sandra Brecheret Pellegrini e Daniela Vaccarini;

- Gesso- desenvolver uma atividade de pintura em gesso, com a obra de Pietá;

- Riscar no rascunho, criando hipóteses para a construção de escultura com argila;

- Argila - atividades de construção de escultura feita pelas crianças;

- Sugerir que façam placas com argila e oferecer materiais diversos, como palitos, pedaços de madeira, forminhas, etc. Para que a criança possa produzir marcas impressas em suas modelagens;


- Reeleitura através da técnica do mosaico, o vitral do anjo que segura uma vela, obra esta, que está presente em duas das janelas frontais da igreja Santa Luzia;

- Caça palavras, com temas e nomes de artistas, envolvidos no projeto;

- Construção da casa de palitos, envolvendo o ato de projetar e analisar o efeito de visão tridimensional do objeto de estudo (arquitetura);

- Pesquisa com familiares sobre o tema em estudo;

- Conhecer a história do artista: Aleijadinho- maior artista brasileiro no gênero;

- Texto coletivo e história em seqüência ( 3 atos), envolvendo o tema de pesquisa;

- Roda de conversa, para discussão e observação de figuras presentes em nosso cotidiano, ligados ao tema: estátua viva(no shopping), peitorais de celebridades políticas, obras do centro da cidade de Joinville;

- Exposição e apresentação para os pais da conclusão do projeto, com apresentação de algumas atividades.




CRONOLOGIA:

2 meses.

RECURSOS:

História
Revista
Sucata
Jornal
Jogo
Brinquedos de mesa
Sulfite
Canetinha
Giz de cera
Tesoura



AVALIAÇÃO:

Será constante e contínua de todo o processo e será realizada através de registros diários e observações assistemáticas.

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