quarta-feira, 14 de março de 2012

PORTINARI



TÍTULO: PORTINARI PARA AS CRIANÇAS

JUSTIFICATIVA:

A criança se desenvolve a partir de sua interação com o mundo.
Este processo de apreensão no mundo adulto, ou do conhecimento da experiência sócio-cultural da humanidade, a criança o faz de forma muito peculiar, através da ação do brincar, onde ela ordena, organiza, desorganiza e reconstrói o mundo à sua maneira intelectual e afetiva. O brinquedo é a essência da infância; é o veículo do crescimento, é um meio extremamente natural que possibilita a criança explorar o meio no qual está inserida.
A criança em seu cotidiano, está envolvida e rodeada pelos brinquedos sofisticados, seja na sua casa ou televisão, pensamos ser muito interessante, explorar a trajetória dos brinquedos e brincadeiras da infância do artista Candido Portinari, pela excelência em representar através de suas telas, muitos detalhes importantes de sua vida infantil, de seus brinquedos e brincadeiras, que além de muito prazerosos, fez com eficácia uma atmosfera feliz que trouxe para o autor, apenas lembranças positivas de sua infância.
Analisar a forma com que as crianças brincam, nos fornece elementos riquíssimos para a compreensão do mundo em que estas crianças estão vivendo e introduzir nele novos elementos. Como no brincar, as crianças reproduzem situações de trabalhos realizados pelos adultos, criam-se novas formas de brincar.

PROBLEMÁTICA:

Por que a criança hoje, mesmo estando rodeada por brinquedos sofisticados, sente tanta dificuldade em brincar?


OBJETIVO GERAL:

Reconhecer a importância da arte no cotidiano da vida infantil, explorando e valorizando os diversos elementos da linguagem visual e obras de Candido Portinari.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Poetizar enfatizando os elementos da linguagem visual: textura, cor, forma e linha, através das obras do artista;

- Estimular a observação, criatividade e reflexão, através de reeleitura de uma obra;

- Explorar e manipular diversos materiais como: lápis, pincéis, carvão, carimbos, areia, argila, jornal, sucata, caixas,etc...

- Criação de desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes;

- Explorar espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos;

- Representar através de desenhos e ilustrações suas brincadeiras preferidas;

- Interessar-se pela história do artista: Candido Portinari

- Produzir trabalhos de artes, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;

- Apreciação das suas produções e das outras crianças, por meio de observação e leitura de alguns dos elementos da linguagem plástica;

- Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, textura e movimento;

- Leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;

- Apreciação das artes visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais;

- Explorar o prazer lúdico como gerador do processo de produção;

- Ampliar o repertório artístico e cultural com a observação, e identificação de diversas obras de Candido Portinari;

- Estimular a criatividade e trabalhar em equipe;

- Permitir-se te contato com uma obra de arte que possui uma linguagem próxima à sua vivência.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

A concepção de infância e o papel da criança mudaram ao longo das transformações políticas, econômicas, sociais e culturais vividas nos diferentes momentos históricos da humanidade. Hoje, a criança está presente no mundo de forma diferenciada mas, com mesma intensidade que os adultos. Entretanto, pouco ou nada que diz ou faz é motivo de atenção ou reflexão por parte destes adultos com os quais convive. Fala-se e escreve-se, ainda, muito sobre as crianças.
A criança ao falar, desenhar, dramatizar ,rir, gesticular, este tecendo sua história e a forma como a percebe na história da coletividade em que se insere. Por se utilizar mais freqüentemente de uma multiplicidade de linguagens, sua biografia deve ser entendida dentro de um espectro mais amplo de possibilidades lingüísticas, afinal, a linguagem não é estática, se faz com a história, exprimindo-se como cultura.
As crianças produzem cultura na medida em que atribuem significados.
É um processo constante de fabricação de imagens, de soterramento no esquecimento, para que sejam lembradas, recordadas. Por isso é tão importante olhar o mundo com um olhar mais aguçado. Olhar olhando, mesmo!
O que percebo hoje é que, numa modernidade tão saturada de imagens, pouco se presta atenção à visibilidade do contexto.

É preciso estar atento às coisas que estão se mostrando e, ao mesmo tempo, deleitar-se em distensão. É importante desestruturar a percepção, desacomodá-la, estranhar o que é familiar; propor-se a um exercício de estranhamento onde se possa olhar o velho de forma nova, pois, cotidianamente, repara-se menos no que está mais próximo. Quanto mais aguçamos este olhar, prestarmos atenção nos detalhes, mais estreitaremos o foco, até reconhecermos melhor as imagens e conseguimos decodificar o que nelas está presente. Deve-se agir para ver!

As artes visuais expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade, por meio da organização de linhas. Formas, pontos, tanto bidimensional como tridimensional, dão volume, espaço, cor e luz a pintura, o desenho, a escultura, a gravura, a arquitetura dos brinquedos, bordados, entalhes, etc. O movimento, o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, o contraste, a continuidade, a proximidade e a semelhança são atributos das criação artística. Uma das primeiras referências da existência humana na terra aparece nas imagens desenhadas nas cavernas e constituem o que hoje se chamam imagens artísticas. Nesse sentido, é possível afirmar que a arte está presente no mundo desde o aparecimento do homem.

A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, intuitivos, estético e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo às artes visuais.
As artes visuais estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso (gravetos, pedras, carvão), ao pintar os objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode utilizar-se das artes visuais para expressar experiências sensíveis.
METODOLOGIA:

- Roda de conversa despertando o interesse pela infância e a vida do artista;

- Concretizar com recortes e colagens, partindo da observação da obra: Pipas;

- Dramatizar com as crianças na quadra, um jogo de futebol, explorando uma da obras do Candido Portinari(Futebol).

- Relacionar com recortes de revistas, figuras de corpo em movimento, desenvolver obras do autor que enfatiza o movimento corporal;

- Listar as brincadeiras preferidas, montando um gráfico;

- Desenhar o circo, complementando a obra com as profissões que trabalham no circo, enfatizando a obra do artista;

- Relacionar a obra : O Balé das Andorinhas, com o projeto do meio ambiente, onde salienta-se a importância e o respeito pelos seres vivos;

- Na obra, Plantando Bananeira, explorar ao máximo no pátio, movimentos possíveis com o corpo, registrar através do desenho, a brincadeira ciranda-cirandinha.

- Listar as festas que ocorrem na comunidade, explorando a obra: Alegrias;

- Explorar histórias folclóricas após a observação e reflexão da obra: O Vento;

- Comparar os trabalhadores da terra com os escravos que trabalhavam na terra, na fazenda onde morava o autor, com figuras de revista;

- Classificar animais selvagens de animais domésticos, partindo da observação da obra do autor ( O Melhor Refúgio);

- Registrar através de desenho, sonhos e medos, conforme obra do autor;

- Construção de uma maquete de um campo de futebol, explorando a obra do autor;

- Pesquisar com os pais sobre brinquedos e brincadeiras que utilizavam em sua infância;

- Texto coletivo e apresentação para os pais da conclusão do projeto com a apresentação de algumas atividade.


CRONOLOGIA:


2 meses.

RECURSOS:

História
Revista
Sucata
Jornal
Jogo
Brinquedos de mesa
Sulfite
Canetinha
Giz de cera
Tesoura

AVALIAÇÃO:


A avaliação de caráter formativo,  será realizada pelo professor, através da observação relativa à participação e ao interesse do aluno na atividade.

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