sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Texto : O que estamos fazendo com o 1ºano.

Atividade da aluna : Yasmin Vieira da turma do 1ºano "A", construção com sucata partindo da música : Boneca de lata.
Reflexões

Há algumas reflexões que devemos fazer, em relação ao primeiro ano do ensino fundamental.
Primeiramente, devemos analisar que estamos desenvolvendo um trabalho com crianças que necessitam utilizar o material concreto para criar e recriar suas hipóteses em relação as respostas cognitivas que darão ao mundo.
Frente a isso, devemos observar e ficar atentos que utilizaremos muito: jogos, brincadeiras, faz-de-conta, sucata, recorte-colagem, construção de pensamento. Pois não podemos esquecer que estamos trabalhando com crianças de 6 anos, que até bem pouco tempo, brincavam no parque 3 vezes por semana.E por que não podemos deixar que se lambuzem um pouco com tinta?
O que faremos com esta criança?     
Será que não estamos apenas “queimando”ou acelerando o processo?
Pergunto:  Onde fica a lateralidade?
O que irá aprimorar seus movimentos, para que eles percebam como se usa o lápis, como inicia a folha do caderno, onde é em cima , onde é embaixo. Qual a folha do caderno vai ser usada depois? Que dia é hoje? Brasil fica dentro de Joinville? A nuvem é azul, e se eu pintar de branca, não aparece na folha!!
A minha sugestão é que devemos sim iniciar a alfabetização, e é tranquilamente possível, pelo amadurecimento e interesse de nossas crianças hoje, pela riqueza de informações que lhe são oferecidas, no entanto, não no período integral da aula, devemos separar alguns momentos, para contação de história, momento de encenação e teatro, momento da fantasia (jogo da caixa surpresa) momento mágico ( coelhinho da páscoa, papai- Noel, lobisomem, saci- perere, etc...) momento de criação : tinta guache, massinha, sucata, recorte e colagem. E oferecer para nossas crianças, momentos de contato com material concreto.
Joinville, 10/06/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário